quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ARQUITETURA E URBANISMO MUDANDO ANGOLA


Cunene, é uma província ao sul de Angola que faz fronteira com a Namíbia, país da África austral que, por sua vez, divide seus limites fronteiriços com a África do Sul. Cunene é um território marcado pelo grande potencial em atividades agropecuária,  mas também pelos vastos períodos de miséria gerados não só pela sua própria situação socioeconómica, mas também e principalmente pela seca que vem conhecendo ao longo dos tempos. É uma das províncias onde ainda se encontram grandes núcleos de tribos nativas preservando seus hábitos costumes e tradições. 
  
Porém, esta realidade de cidade do gado, parece dar sinais de mudança. Hoje, tal como em todo mundo, com o crescente fenómeno da emigração das populações rurais para as grandes cidades, urge a necessidade de se pensar nacionalmente e com as ferramentas adequadas. E no caso, estamos justamente a falar de Arquiteturas e Urbanismo. Começam a chegar, assim como em outros lugares do País, também ao Cunene, projetos que mudarão a vida daquelas populações. Este fato mostra o compromisso de Angola com o crescimento e mudança, face a dinâmica da globalização mundial e o vertiginoso crescimento da tecnologia e avanço do conhecimento. Espelha ainda, o grande País e terra de oportunidades que Angola tem se tornado.



Benguela é uma cidade e município, capital da província de Benguela, no oeste de Angola.
Tem 2 100 km². Limita a Norte com o município do Lobito, a Oeste com os municípios de Bocoio e Caimbambo, a Sul com o município de Baía Farta e a Oeste com o Oceano Atlântico.
Uma cidade maravilhosa por seus encantos litorâneos, por suas bahias, e por suas mulheres! Povo pescador, povo agricultor e das famosas salinas. Já foi um dos maiores pontos de produção da cana de açúcar do país e da África. Uma terra que vale a pena conhecer! Nela, se constitui uma das bases mais importantes do caminho de ferro (linha de trem) chamado CFB ( Caminho de Ferro de Benguela). Em breve, sua história será revelada na integra.  




TEMAS DO MOMENTO (escolha um para ser abordado)