terça-feira, 9 de novembro de 2010

ETFE

Etileno tetrafluoroetileno, ETFE, é um tipo de plástico, foi projetado para ter alta resistência à corrosão e resistência em uma ampla faixa de temperatura. Tecnicamente ETFE é um polímero e seu nome sistemático é poli (etileno-co-tetrafluoroetileno). ETFE tem uma temperatura de fusão muito alta, excelente resistência química, elétrica, e de alta energia; possui propriedades de resistência à radiação. Quando queimado, o  ETFElibera ácido fluorídrico.    





Um exemplo de sua utilização é na aplicação de painéis para cobrir a parte externa do estádio de futebol Arena Alianz
     
 ou o Centro Nacional Aquático de Pequim, na China (também conhecido como Cubo d'Água dos Jogos Olímpicos de 2008) - a maior estrutura do mundo  feita de ETFE filme (laminado).                                                  Os painéis do Projeto Èden  um grandioso centro ambiental em Cornwallé na Inglaterra também feita de ETFE. As Ilhas tropicais tenhem uma janela de 20.000m ²  feito desta translúcido material.                                                 
Outro uso da interessante de ETFE é para a cobertura de fiação elétrica usada em alta tensão. Possui baixa toxicidade de vapores e situações de alta confiabilidade. Aeronaves e naves espaciais são exemplos de fiação primária. Alguns fioscomo o fio-wrap são revestidos com a técnica do EFET. Como um laminado duplo, ETFE podem ser colados com FRP como um forro termoplástico, e utilizado em tubulações, tanques e navios para a proteção contra corrosão adicional.
ETFE é comumente utilizada na indústria nuclear. E na indústria aeroespacial e aviação, para revestimentos de arame. Isso ocorre porque ETFE tem dureza mecânica melhor do que PTFE. Além disso, o ETFE exibe uma resistência de radiação de alta energia e pode resistir a temperaturas moderadamente alta por um longo período de tempo. 
Outros exemplo de usos:
          
Para visualisar mais aplicações, clique neste link: Imagens ETFE

TEMAS DO MOMENTO (escolha um para ser abordado)