sábado, 4 de dezembro de 2010

MAIOR EUROTÚNEL DO MUNDO

EUROTÚNEL - A maior passagem submarina do Mundo


O túnel submarino que liga a Inglaterra e a França não só é uma das maiores conquistas mundiais da engenharia, mas um real cálice sagrado do saber multidisciplinar que vem crescendo desde o século XIX.
Com o objetivo de unir, encurtar as distancias no tempo, os dois países se concentram em um propósito comum para encarar um desafio e concretizar um dos sonhos mais ambiciosos da época; 

A escavação de um túnel por baixo das águas do oceano. que ligaria os dois países e conseqüentemente a Europa.
 A primeira tentativa de escavação do túnel começou em 1880, mas o projeto foi abandonado logo depois, e permaneceu adomercido durante centenas de anos.
Em 1988, tratados internacionais foram assinados, negócios fechados e mais uma escavação foi iniciada.

  

A 50km ponta a ponta de Kent a Normandia, com 39km passando a 40m abaixo do leito do mar do Canal Inglês, o Túnel do Canal da Mancha é o maior metrô marítimo do mundo. O Túnel custou 9 bilhões de libras – o suficiente para pagar a ponte Golden Gate 700 vezes.
Transmanche Link, a firma de engenharia por trás do projeto usou tecnologia sísmica de perfil desenvolvida para exploração de óleo para verificar exatamente o que havia no leito do mar. Isso ajudou a guiar as escavações para longe da terra frágil debaixo do Canal, dando ao túnel fundações firmes de pedra sólida.

 





   
    
CURIOSIDADES
Data da construção: 1994
Custo:Aproximadamente 9 bilhões de libras.
Altura: 7,6 metros
Comprimento: 50,45 quilómetros
Profundidade: entre 40 a 75 metros abaixo do solo do mar.
Número de trabalhadores: 13.000
Tempo de construção: 6 anos
Material de construção: cimento armado e aço
Número de janelas: nenhuma
Volume de terras removidas: 4 milhões de metros cúbicos, só no lado inglês




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMAS DO MOMENTO (escolha um para ser abordado)